quarta-feira, 4 de maio de 2011

Da autora

Antes de principiar a descrição deste meu diário, quero apresentar-lhes a família com quem moro, e ela é composta de três pessoas : meu avô, já bem idoso, tia Luizinha, que sempre quis conservar-se solteira, para fazer companhia para meu avô e afinal, meu tio Roberto, também solteiro e caçula da família, mas um caçulão, pois já tem, parece, mais de 30 anos !
Além destas três pessoas, residem com vovô, dois primos meus, estudantes e uma priminha que é o encanto do lar, orfã de mãe e que é criada pela titia.
E enfim, a autora deste diário : Santa, como sou conhecida na intimidade.
Apresentada a família com quem moro, vou agora apresentar-lhes a mim mesma, fazendo o meu perfil.
Estatura mediana, cabelos pretos, penteados com simplicidade, testa ampla, olhos verdes ( e dizem que são tristes ) tez morena, faces rosadas ( quando ponho rouge ) o que acontece raras vezes e faz um de meus primos dizer que quando eu pinto ''o rosto naturalmente'', fico diferente das outras,em uma vaidade natural e mui feminina, eu sorri, pensando : '' Com certeza ele me disse diferente, para não dizer mais bonita."
Aliás, conheci seu pensamento pelo sorriso de seu olhar.
Mas não vão de todo pensar que acreditei em meu pensamento, pois lhes digo e com a mais sincera franqueza : sempre que me olhava no espelho, dizia a mim mesma :
- Oh feiura ! Como pode ser uma criatura tão feia assim ?!
Prosseguindo em meu perfil : rosto oval, boca regular, lábios fino, dentes certos e claros, nariz ( agora é a hora do nariz ! Não vou dizer que sou nariguda ) como querem alguns, só porque em uma fotografia que tirei no Colégio, meu nariz saiu grande, dizem isto, mas ele é bem proporcionado.Quando choro, ele fica vermelho e parece que aumenta, com certeza é por isso que meus irmãos, para implicarem comigo, dizem :
- Santa, nariz grande !
Apesar mesmo de eu ter o cuidado de ficar no quarto fechada, sempre que choro e só sair depois que o rosto está descongestionado e cheio de pó de arroz.
Continuando a leitura deste diário, verão enfim o que conto a respeito de um cavalheiro que me disse :
- Perfil Grego
e eu lhe respondi :
- Antipatia !
E sua réplica :
- Bonito.
Mas, bem dentro de meu íntimo, eu me senti orgulhosa e consolada, pois até aquela data, quando pensava em meu nariz, sentia um baque no coração e uma tristeza...
Concluam daí o que seja este meu nariz, que tanto deu o que escrever à seu respeito.
Meço 1,69cm e peso, quando os incômodos do espírito me permitem, 52 quilos, para depois cair em 47.
Visto-me sempre com simplicidade, preferindo as cores lilás e azul.

Termina aqui a apresentação e começo a escrever meu diário.

Maria Mata Machado, 1921.

3 comentários:

  1. Adorei o blog e já posso dizer que serei leitora sempre presente aqui.
    Gostei do jeito que sua bisa escrevia e, pela leitura, acredito que ela era uma pessoa muito doce e simpática.
    Bonita sua atitude de tornar real o sonho dela. Parabéns!

    Ah, gostei ainda mais de você quando li seu "Quem sou eu". Hoje em dia, uma das coisas mais difíceis é encontrar alguém da minha idade fã de Los e Chico. Parabéns também pelo (ótimo) gosto musical! :)

    ResponderExcluir
  2. Sua bisa parece ser muito interessante...
    Espero que continue publicando seu diário. Ela escreve muito bem, de um jeito gostoso de ler.
    Deveria ter publicado suas memórias de fato, quem sabe hoje serias neta de um grande nome da literatura brasileira?

    haha, boa sorte com o diário (já começou o seu?)

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Fico emocionada com iniciativas como a sua Adriana! Eu que sou estudante de História e tenho um gostinho pelas histórias das pessoas, estarei sempre aqui. Belíssimo. Parabéns!
    Um beijo.


    P.s.: O dom de escrever é de família.

    ResponderExcluir